Vai para Cuba! Desenvolvimento do Software Livre no país é tema de palestra no FISL18
Saúde e Educação de qualidade são alguns dos conceitos normalmente associados a Cuba, assim como as restrições sofridas pela população devido ao embargo econômico imposto à ilha. Este contexto exigiu dos cubanos criatividade em diversas áreas, o que inclui o universo das tecnologias livres.
Coordenador do Grupo de Usuários de Tecnologias Livres de Cuba por 7 anos, Pablo Mestre Drake esteve nesta sexta-feira (13) no FISL18 para falar sobre o desenvolvimento e promoção da cultura livre no país do Mar do Caribe na palestra “Software Livre em Cuba. Evolução e experiências”.
Nesta área, a falta de conectividade no país é sempre uma questão levantada por estrangeiros. A resposta é olhar para a realidade.
“O que podemos fazer diante de tantas dificuldades? Não depender do que se faz em outros lugares. Começamos a pensar em produtos para gerar soluções focadas no mercado cubano”, explicou.
A situação melhorou nos últimos anos e hoje já existe a oferta de internet em locais públicos, como praças e universidades, no entanto a limitação ainda é uma realidade.
Desenvolver soluções que exijam o mínimo de conectividade somado ao compartilhamento do conhecimento adquirido internamente ou em eventos no exterior estão entre as soluções propostas. Para isso, foram criados bancos de conhecimentos e repositórios digitais no país.
Drake citou exemplos de aplicativos criados na ilha, como o Conoce Cuba (que reúne informações sobre todo tipo de serviço disponível no país) e o AlaMesa (diretório de restaurantes de Cuba). Neste formato, o usuário precisa de um mínimo de conectividade para realizar as atualizações, com a vantagem de poder trabalhar com o material no modo offline.
Pela dificuldade em participar de encontros no exterior, Drake esteve à frente da promoção de alguns eventos em Cuba, que reuniram representantes de diversos países na última década. A Conferência Cubana de Tecnologias Livres, a CubaConf, é um exemplo. O encontro teve sua estreia em 2016 e uma segunda edição realizada em novembro de 2017.