Voluntários

Sabe que você pode trabalhar voluntariamente em um dos maiores eventos de tecnologia do mundo?

Todos os anos, o FISL conta com o trabalho voluntário de dezenas de pessoas que se engajam no evento doando seu tempo, sua experiência e seus conhecimentos. É graças a esses colaboradores anônimos que o Fórum consegue se renovar e se expandir ano após ano, dando amplitude a todas as comunidades e a todas as vozes do Movimento Software Livre.

Quer trabalhar voluntariamente durante o FISL 18 ou na organização prévia do evento?
Ser voluntário do FISL significa trabalhar nos bastidores de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Isso, portanto, implica uma grande responsabilidade, com um papel a cumprir antes ou durante os quatro dias do evento, com algumas exigências. Confira abaixo o que é preciso para se inscrever:

São pré-requisitos para voluntariado no FISL18:

  • Ter idade mínima de 18 anos.
  • Disponibilizar pelo menos um turno de trabalho em cada um dos quatro dias do evento.

São responsabilidades da voluntária ou do voluntário do FISL18:

  • Definir junto à coordenação do voluntariado os turnos de trabalho a serem cumpridos e as atribuições de sua competência.
  • Participar de todas as reuniões de organização e orientação do FISL18 para as quais for convidado.
  • Cumprir com as atribuições acordadas ou, em caso de alguma dificuldade, reportar a situação às devidas coordenações.
  • Manter-se identificado pelo crachá e pela camiseta disponibilizados pela organização do FISL18 durante todo o tempo de permanência no mesmo. Lembre-se de que o crachá  é o seu passaporte para o evento.

São direitos da voluntária ou do voluntário do FISL18:

  • Participar livremente de todas as atividades do FISL18 nos  turnos inversos aos turnos do trabalho voluntário.
  • Receber certificado de participante e voluntário.
  • Receber a pasta entregue aos inscritos do evento.

São áreas de voluntariado no FISL18 os seguintes grupos de trabalho:

  • Comunicação: buscam-se, preferencialmente, estudantes ou profissionais com facilidade de comunicação e que tenham formação em Comunicação Social (Jornal, RP, PP, Cinema ou Comunicação Digital); Caso não seja estudante ou profissional formal de Comunicação, é desejável que a voluntária ou o voluntário tenha inserção em alguma mobilização comunitária na área de Comunicação, com facilidade para uso de redes sociais.
  • Educação: buscam-se, preferencialmente, estudantes ou profissionais com facilidade de comunicação e que tenham formação licenciaturas, em áreas da educomunicação ou da educação popular. É desejável possuir habilidade para lidar com grandes grupos e somar em estratégias de organização de participantes, mediação, preenchimento de cadastros para certificação e elaboração de relatos de atividades e reuniões, cobertura em fotografia, vídeo e rádio web, bem como apoio a grupos de alunos trazidos por professores e educadores ao evento.
  • Programa: Buscam-se, preferencialmente, estudantes ou profissionais com habilidades para auxiliar na instalação e uso de projetor e demais equipamento multimídia, ajudar na passagem de microfone para intervenções e perguntas do público e outras ações de caráter técnico e organizativo.
  • Cultura/Hackspace: Buscam-se, preferencialmente, estudantes ou profissionais com habilidades para recepcionar e orientar o público das palestras, zelar pelo espaço, organizar a sala, auxiliar nas oficinas e nos debates.
  • Secretaria: Buscam-se, preferencialmente, estudantes ou profissionais para trabalhar na recepção, inscrição, cadastramento, entrega de matérias, crachás e orientação dos participantes, palestrantes, expositores, patrocinadores e visitantes.

Dúvidas?

Em caso de dúvidas ou sugestões, você também pode entrar em contato no e-mail abaixo indicando o assunto e a área de interesse.

Contato: voluntarios@asl.org.br

Observação: pode haver seleção, dependendo do número de interessados.