Risol

Entendendo que a defesa do Software Livre deve ocorrer em nível internacional e que o avanço de políticas favoráveis ao Software Livre podem ser ameaçadas por cenários particulares,  participantes e representantes de diferentes comunidades e grupos de diversos países definiram, durante o FISL13, pela construção de uma Rede Internacional de Software Livre, a RISoL.

São compromissos prioritários da RISoL:

1) Consolidar as relações entre seus membros para fortalecer a defesa das iniciativas de Software Livre em seus países, através de ações globais coordenadas para apoiar as locais.

2) Difundir e defender o Software Livre como um componente basilar da soberania tecnológica.

3) Compartilhar experiências, práticas e documentação no âmbito do Software e do Conhecimento Livres, fortalecendo e fomentando o trabalho local de seus membros em cada um dos seus âmbitos de ação.

Durante o FISL18, as entidades que participam do RISoL realizarão encontros e reuniões para fortalecer a necessidade de organizar e coordenar globalmente, agindo localmente.

Integram o RISoL associações da Argentina, do Brasil, do Chile, da Guatemala, do Equador, da Espanha, do México, do Peru e do Uruguai.