Iniciativas para acelerar transformação digital no setor público são organizadas no FISL 18

Membros da ASL com comunidade do i-Educar
Foto: Sheila Uberti

O Fórum Internacional Software Livre se consolidou, ao longo de 18 edições, como um dos mais importantes espaços de discussão e proliferação do uso de tecnologias livres para o desenvolvimento humano. Neste ano, mais de 1.500 participantes fizeram um FISL com mais de 400 palestras em 47 horas de atividades. Nesta edição, o evento foi palco para a organização de uma rede de lideranças de diversos setores com o objetivo de acelerar a transformação digital no setor público.

O investimento e adoção de software livres no setor público é uma tendência global. No Brasil, iniciativas como o Portal do Software Público Brasileiro viabilizaram a expansão de softwares como o i-Educar, um sistema de gestão escolar aberto com foco na educação pública municipal que atende mais de 80 municípios brasileiros e aproximadamente 500 mil alunos. A partir de 2018, a iniciativa conta com apoio da Fundação Lemann, academia e outro colaboradores da Comunidade. Além dessa iniciativa, foram apresentados inúmeros casos de sucesso da adoção de tecnologias livres que estão transformando o setor público tornando-o mais eficiente e aumentando o impacto das políticas públicas.

A rede de lideranças irá discutir as principais barreiras que impedem a ampla adoção de software livre no setor público. Isso será feito através do compartilhamento de experiências e boas práticas de projetos bem sucedidos, discussão de formas mais inteligentes de contratação de tecnologia e atração de investimento para projetos abertos.

O próximo passo é a formalização do plano de trabalho desta iniciativa, que deverá se consolidar até o final de 2018.