Informação e comunicação abertas para a sociedade

O futuro do Conhecimento Livre

11 a 14 julho/2018

Centro de Eventos PUCRS | Porto Alegre | RS | Brasil

Chegou a hora de inscrever sua comunidade no FISL18!

15/06/2018 12:06:36 por Gabriel Galli

A Área das Comunidades é um dos pontos mais tradicionais do FISL e um espaço para troca de conhecimentos e experiências daquelas pessoas que dedicam suas vidas a disseminar e desenvolver softwares livres. Este ano, além de receber grupos de usuários, abrimos o convite também para grupos de desenvolvedores e de ativismo digital pautados em direitos digitais e software livre.

Pegando carona no tema do evento em 2018, que é INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ABERTA PARA A SOCIEDADE, a organização do FISL convida as comunidades de software livre para interagir e contribuir no desenvolvimento de soluções que sejam socialmente justas, economicamente viáveis e tecnologicamente sustentáveis.

Este ano, a Área das Comunidades chega com diversas novidades. A programação contará com debates, minieventos, lightning talks e também um game show. Os grupos poderão se organizar para a realização de reuniões no espaço do evento e utilizar o espaço na feira como uma vitrine das atividades dos grupos.

Cada comunidade inscrita deve indicar no mínimo quatro representantes que estarão presentes durante todo o evento e se inscrever preenchendo o formulário de inscrição disponível no site do FISL18. Confira as regras:

### Regras

Os critérios de avaliação para inscrição das Comunidades são:

– A indicação de no mínimo 4 (quatro) representantes que estarão presentes no evento como participantes, palestrantes ou imprensa.
– Possuir site, blog e/ou lista de discussão com informações sobre o grupo ou comunidade e que possibilite agregar novos membros.
– Demonstrar contribuição continua para o desenvolvimento do projeto, de tecnologias livres e de código aberto, para o qual o grupo foi criado.
– Enviar informações completas do formulário de inscrição com nome, missão, descrição, links e logo do grupo, bem como, nome, CPF, e-mail e telefone de todos os seus integrantes.

### Como se inscrever

A Comunidade interessada em se cadastrar e ter um espaço na Área das Comunidades no FISL18 deve preencher o formulário de inscrição contendo:

– Nome da comunidade/projeto/entidade/grupo;
– Estimativa do número pessoas movimentando as atividades no espaço do grupo na Área das Comunidades;
– Conteúdos/informações que demonstram contribuições do grupo em questão (continuas para o desenvolvimento do projeto, de tecnologias livres e de código aberto, para o qual o grupo foi criado);
– Proposta de atividades/ações no espaço da Área das Comunidade:
– Como contribuirão com o install fest, ou seja, que projetos de software livre vinculados à sua comunidade eles podem ajudar a instalar;
– Contribuição para atividades que ajudem a movimentar o FISL, ou seja, integração com os visitantes;
– Lightning talks (18 minutos) que o grupo poderá promover na Área das Comunidades;
– Deixar claro como convidarão as pessoas;
– Links para as páginas e listas principais do projeto em que a comunidade/grupo faz parte, bem com a(s) lista(s) do próprio grupo;
– Informar se enviou uma proposta de Encontro Comunitário no FISL (via chamada de trabalhos);
– Indicar de 2 a 4 coordenadores do grupo na Área das Comunidades (nome e e-mail de cada um);
– Informar outras atividades: hackathon, workshop, install-party, festa de lançamento, aniversário da comunidade, mesa redonda, URC etc.
– A organização do FISL disponibilizará duas cortesias para inscrição de participante (acesso a todo evento) e duas credenciais de expositor (acesso somente à feira) para cada grupo.

Inscreva-se aqui

Até 20/6 – Ainda dá tempo de inscrever seu artigo no Workshop Software Livre!

07/06/2018 16:06:31 por fabricioreis

O Workshop Software Livre (WSL) é um evento acadêmico e científico realizado anualmente e alocado na programação do Fórum Internacional Software Livre (FISL) há 18 anos. O WSL incentiva a submissão de artigos cientíticos (papers) sobre o ecossistema do software livre. O evento oferece oportunidade de apresentação de estudos de professores, pesquisadores, estudantes e profissionais realizados em centros de pesquisa que usem, difundam, pensem ou desenvolvam softwares livres.

Este ano, além dos artigos, também há uma chamada de ferramentas, em que serão aceitos papers descrevendo softwares. A ideia é permitir que usuários do software referenciem o programa a partir do artigo que o descreve. O artigo também garante que o software descrito passou por um processo de revisão por pares, está condizente com os princípios do FLOSS, e terá seu código preservado e acessível por um longo período.

Confira as datas importantes para as pessoas interessadas em submeter artigos para avaliação:

* Submissão: até 20 de junho;
* Notificação de aceite: 02 de julho;
* Submissão da versão final: 09 de julho

Todos os artigos apresentados no WSL podem ser encontrados no repositório do evento: http://wsl.softwarelivre.org/

Confira os editais completos:

CHAMADA DE ARTIGOS:
PT-BR – http://softwarelivre.org/wsl/2018/chamada-de-trabalhos
ES – http://softwarelivre.org/wsl/2018/llamada-de-trabajos
EN – http://softwarelivre.org/wsl/2018/call-for-papers

CHAMADA DE FERRAMENTAS:
PT-BR – http://softwarelivre.org/wsl/2018/chamada-de-ferramentas-2018
ES – http://softwarelivre.org/wsl/2018/convocatoria-de-herramientas-2018
EN – http://softwarelivre.org/wsl/2018/call-for-tools

Contribua no financiamento coletivo para os GT’s do FISL18!

28/05/2018 16:05:45 por Gabriel Galli

O financiamento coletivo é uma das formas mais democráticas de garantir que uma atividade de interesse de uma comunidade aconteça. Foi nesse espírito que os grupos de trabalho do FISL18 organizaram diversas campanhas de crowdfunding para reunir as pessoas que querem colaborar com ações específicas do evento. Cada doação a partir de 20 reais vale uma recompensa:

– Apoio a partir de 20 reais: certificado online com a arte do evento “FISL18, eu colaboro!”

– A partir de 40 reais: certificado, adesivo e boton “FISL18, eu colaboro!”

– A partir de 100 reais: certificado, adesivo e boton “FISL18, eu colaboro!” + camiseta oficial

– Um livro a cada 50 reais.

CONFIRA AS CAMPANHAS ABERTAS!

Submissão de trabalhos encerrada!

19/04/2018 17:04:38 por alineperes

Recebemos mais de 350 propostas de palestras e oficinas. Muitas delas são de excelente qualidade e certamente valorizam esta edição do fisl. Agradecemos aos que fazem o software livre ser desenvolvido, compartilhado e divulgado!

A partir de agora as submissões serão avaliadas através de um torneio suiço onde participam mais de 3000 ex-palestrantes das edições anteriores do fisl. Ao final, as indicações mais pontuadasestarão na grade de programação, que será apresentada a partir de 7 de maio.

Bem-vindo

20/01/2018 17:01:33 por fisl18

Olá. Bem vindo ao site do fisl 18.

O site está remodelado e estará em constante atualização. Vários conteúdos estão sendo confirmados e aos poucos irão aparecendo por aqui. Fique a vontade e retorne semanalmente para manter-se atualizado das novidades para esta edição.

Já se inscreveu? Que ótimo. Ainda não? Inscreva-se já!

Tem um trabalho para compartilhar com a comunidade? Submeta aqui!